Notícias e Eventos
27/03/2018
Conselho Administrativo da Cegero ainda aguarda regulação junto a Aneel
Com esclarecimento feito através de reuniões e a autorização dos associados, o Conselho Administrativo da Cooperativa de Eletricidade de São Ludgero (Cegero), segue aguardando os encaminhamentos para a Regulação junto a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), transformando-se em uma permissionária de serviço público. O presidente Francisco Niehues Neto, o Chico, diz que a situação se resume a um misto de expectativa e ansiedade.
Ao longo dos últimos anos a Cegero vem implantando procedimentos utilizados por cooperativas já reguladas pela Aneel, por entender que é um caminho sem volta. As reuniões realizadas em 2017 teve o objetivo de esclarecer o setor público, consumidores e associados sobre o processo de regulação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), deixando todos conscientes e bem informados em relação as normativas que regem a regulação. Com a regulação a Aneel passa a regulamentar, oficialmente, a tarifa, além de regulamentar os direitos e deveres dos consumidores e empresa. É ela no Brasil que dá as regras, aplica e fiscaliza empresas públicas e privadas que geram, transmitem e comercializam energia elétrica.
O presidente Francisco Niehues Neto explica que o processo é complexo e não existe uma data certa para que a regulação seja oficializada. Por outro lado, ele pontua que gera um mal-estar e insegurança pelo fato de não existir uma total certeza sobre como tudo acontecerá. Ele finaliza reforçando que o trabalho está sendo realizado para que o benefício de desconto que a Cegero possui atualmente na compra, que é de 48,68%, não acabe de imediato com a regulação e sim que aconteça, de forma gradativa, sendo 10% ao ano. “A perda do benefício seria muito agressivo e o impacto financeiro para os sócios brutal”, resume.