Notícias e Eventos
12/02/2013
Exigência de Projeto Elétrico para edificações de uso coletivo e industrial
Os associados e consumidores da Cegero que estão pensando em construir um prédio de uso coletivo ou uma indústria não podem esquecer que entre as várias exigências de construção, também, deve estar incluso o Projeto Elétrico.
O Projeto Elétrico é referente ao ramal de entrada de energia elétrica e medição, que é projetado por um profissional capacitado na área, juntamente com uma Anotação de Responsabilidade Técnica – ART. Desde 2010 a Cegero juntamente com a Federação das Cooperativas de Energia do Estado de Santa Catarina (Fecoerusc), criaram normativas para instalações em baixa e alta tensão, que estão em consonância com as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), recomendações do Comitê de Distribuição (CODI), Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (ABRADEE), e Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).
O Técnico em Medição de Energia da Cegero, Joel Niehues, esclarece que muitas pessoas ainda não possuem conhecimento da exigência do Projeto Elétrico nos casos específicos. “Muitos chegam na cooperativa e não sabem da necessidade. Com a apresentação do Projeto vamos analisar o cumprimento das normas pelo projetista e teremos as informações da nova carga que será conectada a rede elétrica da cooperativa que atenderá a referida unidade consumidora. Bom para o associado e também para a cooperativa”, observa Niehues. As normas também estão disponibilizadas no site www.cegero.coop.br. Clicar no link Departamento Técnico.